Óleo de Rícino
INCI: Ricinus Communis (Castor) Seed Oil
Óleo obtido a partir de sementes selecionadas da planta ricinus communis que consiste de uma cápsula com espinhos macios, envolvendo as sementes salpicadas em forma de feijão, por um processo especial de prensagem.
É rico em ácido ricinoleico, um tipo de ácido ômega 9. Possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidante, antimicrobiana e laxante. Além disso, este óleo é rico em ácido linoleico, vitamina E, ácidos graxos e sais minerais, possuindo grande poder de limpeza e hidratação da pele e couro cabeludo.
Para a pele, funciona como excelente hidratante, garantindo aspecto mais macio, devido à eliminação de radicais livres e estimulação da produção de elastina e colágeno, retardando o aparecimento de linhas de expressão.
Retira as toxinas do couro cabeludo, nutre, hidrata e deixa o cabelo mais encorpado e estimula o crescimento. É considerado um excelente óleo de massagem para o couro cabeludo, também eficiente para selar as pontas dos fios dos cabelos. Se misturado ao condicionador, aumenta seu poder de hidratação.
Na cosmética, vem sendo usado como removedor de maquiagem; como hidratante noturno podendo ser combinado a um creme hidratante ou a outro tipo de óleo, como o de amêndoa; para estimular a cicatrização da pele ou ainda o crescimento e saúde dos cílios.